Com a chegada da Minizinha Chip 2 (a maquininha com chip próprio que não precisa de celular para funcionar) muitas pessoas se questionam sobre qual modelo é o mais adequado em relação à Minizinha NFC (a maquininha para celular). A questão é que há poucas diferenças entre as duas, e é muito fácil ficar na dúvida. Veja a seguir para que tipo de negócio cada uma dessas soluções do PagSeguro é mais indicada

Cadastro 

Essas duas máquinas de cartão têm cadastro simples e sem burocracia, como todos os outros modelos da empresa. Tudo acontece online, e você só precisa cadastrar os dados básicos.

Ambas estão disponíveis para pessoa física e jurídica, sem a necessidade de apresentação de documentos ou análise de crédito. Na hora do cadastro, você irá informar apenas dados básicos, como CPF ou CNPJ, endereço e conta bancária, podendo ser corrente ou poupança.

Se você não tem uma conta bancária, é possível solicitar o cartão gratuito PagBank para fazer saques e compras com ele. No cadastro também já é realizado o registro de sua chave PIX para receber esse tipo de pagamento.

A transmissão de dados é criptografada para garantir a segurança do vendedor e de seu cliente. Caso seja necessário fazer estorno de valores, ele pode ser feito pelo app PagVendas em até 24 horas, ou pela conta digital, após esse período.

Na caixa das maquininhas, você receberá o cabo USB tipo C, manual de uso, manual do fabricante, carregador de tomada, cabo micro USB. O frete é gratuito para todo o Brasil.

Moderninha Plus 4

Funcionamento

A Minizinha Chip 2 vem com chip próprio e pacote de dados de fábrica, e por isso não precisa de celular para funcionar – a conexão acontece via Wi-Fi ou GPRS.

Enquanto isso, a Minizinha NFC precisa ser pareada a um celular compatível Android ou iOS usando a conexão Bluetooth. A transmissão de dados acontece via 3G/4G ou Wi-Fi por meio do o pacote de dados que você já tem contratado junto à sua operadora de celular.

Além do tradicional pagamento com leitura de chip do cartão, A Minizinha NFC possui a tecnologia NFC (Comunicação por campo de proximidade), que permite a realização de pagamentos por aproximação. Forma de pagamento que vem sendo cada vez mais adotada em tempos de pandemia por questões de segurança, visto que não há necessidade de digitar a senha no teclado físico.

Já o grande diferencial da Minizinha Chip 2 é o seu preço e sua forma de transmissão de dados. Ela já vem com chip e pacote de dados gratuitos, ou seja, não precisa de celular e nem de Bluetooth. Seu peso e tamanho são ideais para a mobilidade, permitindo que você a carregue no bolso e na bolsa para qualquer lugar. A bateria tem até 10 horas de duração.

Minizinha Chip 2 Maquininhas de Cartoes

Recomendação

A Minizinha NFC pode ser a melhor das escolhas para quem quer oferecer uma maior variedade de meios de pagamento. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado é a que engloba maior variedade de cartões de débito, crédito e vouchers aceitos por um preço baixo e mais uma série de benesses. Suas principais características são: pequena, leve e super portátil.

As qualidades técnicas da Minizinha são atributos que agradam muito quem a adquire. Possui uma tela maior e com melhor iluminação quando comparada à versão anterior e duração da bateria de até 4 horas. A configuração inicial é rápida e objetiva, necessitando apenas parear o bluetooth da maquininha com seu dispositivo móvel. E para não restar nenhuma dúvida, essa e outras explicações estão indicadas passo a passo nos manuais de instrução, que vêm na caixa junto ao aparelho e ao adesivo das bandeiras de cartão aceitas.

Já a Minizinha Chip 2 é a máquina de cartão mais indicada para quem está iniciando suas vendas. Ela possui como diferencial preço baixo, chip próprio, pacote de dados grátis e bom número de bandeiras. Além disso, aceita as principais bandeiras de cartão e recebe pagamentos no crédito, débito e por aproximação (NFC), além de não precisar de celular para funcionar.

A maquininha também conta com as mesmas vantagens dos outros aparelhos da empresa, incluindo a conta digital PagBank. E o melhor de tudo: não precisa de celular para vender. Ela tem conexão Wi-Fi, GPRS com plano de dados grátis e sua bateria dura até 10 horas. Na caixa, além da maquininha, acompanha um carregador com cabo USB, adesivos de bandeiras e manuais.

Moderninha Plus 2

Opções de pagamento

Não é preciso baixar nenhum aplicativo para vender com a Minizinha Chip 2. Tudo acontece na própria máquina, desde a entrada dos dados da venda até a digitação da senha pelo cliente. A exceção fica para cartão de tarja, pois que este só pode ser recebido via venda digitada.

Enquanto isso, para vender com a Minizinha NFC, você terá que baixar o app gratuito na Google Play ou App Store. É nele que você digitará os dados da venda independentemente do tipo de cartão, e você pedirá ao cliente para inserir a senha direto na maquininha.

Cartão de chip: o cliente insere seu cartão com o lado do chip na abertura lateral da maquininha, seleciona entre crédito ou débito e digita a senha. Uma vez que a compra foi aprovada, o comprovante é gerado na hora e enviado via SMS.

NFC por aproximação: basta o cliente aproximar o seu cartão da maquininha, onde se encontra o símbolo NFC. A compra é confirmada de imediato e valor é creditado em sua conta digital, possibilitando a transferência para sua conta bancária.

Pagamento por app ou via Pix: através do aplicativo da PagBank, você pode gerar um link de pagamento para o comprador e receber o seu dinheiro em 48h. Para pagar usando o Pix, basta baixar o app PagVendas e gerar seu código.

Pagamento por ticket: Também pode ser habilitada para aceitar cartão-refeição e outros benefícios da Ticket, como Alelo, Sodexo, Visa Vale e VR.

Pagamentos Minizinha NFC Maquininhas de Cartoes

Taxas são as mesmas

Ambas as Minizinhas oferecem as mesmas taxas que qualquer outra máquina de cartão PagSeguro. E estas são competitivas em relação à concorrência.

A taxa de débito é de 2,39% com saldo liberado imediatamente. As vendas no crédito à vista saem por 4,99% para saldo imediato ou 3,19% para saldo em 30 dias. Se o cartão for de tarja, a taxa passa a ser de 3,59% para saldo em 30 dias – não é possível antecipar o saldo de vendas com cartão de tarja.

Central de ajuda

Caso você venha a ter algum problema com qualquer uma das Minizinhas, você poderá entrar em contato com o PagSeguro diretamente pelo celular, acessando o chat no app PagBank. A empresa oferece suporte via chat, redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn), e-mail ou telefone. O suporte está disponível 24 horas em todos os dias da semana.

As Minizinhas garantem acesso gratuito a conta digital PagBank. Com ela, você poderá fazer pagamento de contas e boletos, ter acesso a rendimento em conta, empréstimo, investimentos, cartão de crédito, atendimento por chat, transferências TED e PIX e portabilidade de salário.

Além disso, você poderá usar outros serviços PagSeguro para vendedores, como link de pagamento (para receber pelas redes sociais e WhatsApp), ferramentas de vendas online e o app PagVendas que cria um sistema PDV gratuito.

Tabela Moderninha Plus

Conclusão

A Minizinha Chip 2 é interessante para você que quer uma maquininha que tenha chip e pacote de dados próprios, e que funcione via GPRS ou Wi-Fi. Ela é especialmente interessante para quem mora em áreas em que a conexão via celular não é confiável.

Já a Minizinha NFC é interessante se você quer pagar o menos possível, trabalha nas ruas, ou já tem um bom pacote de dados com a sua operadora de celular. Ambas são recomendadas para quem não tem um volume muito grande de transações diárias.